Objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso

OBJETIVOS DO PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO-TCC/2010

· Têm como objetivo o desenvolvimento de atividades que deverão acontecer intra e extra classe, promovendo a integração entre os conhecimentos das diversas disciplinas unindo teoria a prática, além de introduzir o aluno à linguagem científica.

· Integrar o ensino à pesquisa e extensão, através de atividades educacionais interdisciplinares.

· Consiste em realizar uma pesquisa orientada, propiciando aos educandos o desenvolvimento e reflexão de assuntos multidisciplinares, propiciando uma iniciação científica.

· O TCC será apresentado em forma de monografia, atendendo as normas da ABNT, visando controlar a qualidade da produção científica.

· O Professor orientador deve ser escolhido segundo a linha de pesquisa em que se insere a pesquisa.

· Quem faz o trabalho é o aluno, o professor orientador somente direciona e orienta o trabalho.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pin-up




Tema:

  • Estética

Tese:

  • Pin-up - Beleza

Objetivo:

  • Mostrar como era visto pela sociedade a prostituição dos anos 50 aos anos 90.

Metodogia:

  • Modelos e atrizes que são julgadas como prostitutas por tirarem fotos sensuais mostrando as silhuetas no fim da década de 90.

Conclusão:

  • Estética de mulheres lindas, vaidade, de onde surgiram as pin-ups, o que são e o que fazem.

Livro:

  • All his glamorous American pin-ups ( Todas glamurosas pin-ups Americanas )

Resumo:

  • As pin-ups se destacaram ao fim do século 19, época em que o teatro de revista transformava dançarinas em estrelas, fotografadas para revistas, anúncios, cartões e maços de cigarros. E é justamente a partir do ato de pendurar ilustrações nas paredes que o nome pin-up (em inglês, pin up) surgiu.

Foi na década de 40, contudo, que as pin-up girls (ou “garotas penduradas”) viveram o auge do sucesso. Numa época em que mostrar as pernas era atitude subversiva e ser fotografada nua, atentado ao pudor, lápis e tinta davam forma a essas mulheres, carinhosamente chamadas de “armas secretas” pelos soldados americanos.

O conceito das garotas pin-up era bastante claro: eram sensuais e ao mesmo tempo inocentes. A verdadeira pin-up jamais poderia ser vulgar ou oferecida, apenas convidativa. Asseguradas pelos traços sofisticados, elas vestiam peças de roupa que deixavam sutilmente à mostra suntuosas pernas e definidas cinturas. Era o bastante para alimentar a fantasia dos homens. Das ilustrações de papel, as pin-ups logo ganharam vida ao serem encarnadas por atrizes Betty Grable e Marilyn Monroe, ou fotografadas por modelos sensuais como Bettie Page, também chamada de “rainha das curvas”.

A partir dos anos 70, a indústria do sexo passou a desmanchar a aura misteriosa dessas mulheres, graças a filmes pornográficos e revistas de nu feminino. As Imagens e Letras trás para o leitor um apanhado em três galerias que mostra como o mundo masculino da época suspirava pela beleza feminina.

  • Professor orientador: Fátima
    Disciplina: D.A.C. Português
  • Integrantes:

Camila Meneses, Caroline Soares, Ingrid Dian, Jonatas Michel e Thamiris Camargo




As cinco doenças que mais acometeram o mundo no século XX.

Introdução:
As cinco doenças que mais acometeram o mundo no século XX. Essas doenças foram:
1) Câncer
2) Isquemia Cardíaca
3) AVE – Acidente Vascular Êncefalico
4) Infecções Respiratórias
5) AIDS

Objetivo:
Mostrar as cinco doenças que mais acometeram o mundo. Como elas agem dentro do nosso organismo, como preveni-las e formas de tratamentos.

Metodologia:
Será feito através de livros e mídias digitais.

Conclusão:
Mostrar ao público o que são essas doenças e como preveni-las.

Resumo:
As doenças que mais acometeram o mundo: Câncer, Isquemia Cardíaca, AVE, Infecções Respiratórias e AIDS.
Câncer: é uma doença que não pode ser adquirível, ela é passada geneticamente, existem vários tipos de Câncer.
Isquemia Cardíaca: é um problema no coração, e uma arritmia cardíaca que, tanto pode acelerar como também pode desacelerar sua batida cardíaca.
AVE ou Acidente Vascular Êncefalico: este não tem uma prevenção, pois pode ocorrer à qualquer momento.
Infecções Respiratórias: são doenças dadas a alergia como renite, bronquite e bronquiolite, que podem causar falta de ar, e até mesmo matar. E também a gripe, que pode se tornar pneumonia que não tratada pode levar à morte.
AIDS: a AIDS ataca seus anticorpos e dá uma passagem para as outras doenças.

Bibliografia:

  • Enciclopédia Médica Ilustrativa

  • Programas de Saúde
  • Manual de Cardiologia

  • Manual Básico de Primeiros Socorros


Professor Orientador: Marcos
Disciplina: Biologia


Componentes do Grupo: Daiane Matos, Felipe Merino, Jéssica Pires, Nycolas Dantas, Pedro Henrique, Priscila Oliveira e Vanessa de Lima. 3ºA

Fotos da Campanha

Fotos da campanha feita com os alunos do 1º ano do ensino médio, sobre AIDS.

Foram dadas informações sobre a AIDS e se previnir dela.





segunda-feira, 27 de setembro de 2010

5s

Apresentaremos uma metodologia, criada no início da década de 50 no Japão, com o objetivo de liberar áreas, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos, facilitar as atividades e localização de recursos disponíveis. 
Surgindo o assim os 5s:

SeiriSenso de Utilização
SeitonSenso de Ordenação
SeisouSenso de Limpeza
SeiketsuSenso de Saúde
ShitsukeSenso de Autodisciplina

  • TESE:
O 5s é o bom-senso que pode ser ensinado, aperfeiçoado e praticado para o crescimento humano e profissional. Convém de se tornar hábito, costume, cultura.
A tradução que adotamos é uma das mais praticadas e mais adequada a qualquer lugar onde se vive, por não usar expressões exclusivas do meio empresarial. Observando o métodos de gestão e o potencial das pessoas em variados ambientes, sentimos que os 5s pode ser devidamente praticado, entendido e apresentado por qualquer pessoa em qualquer circunstância.
O 5s que praticamos hoje é mais humano do que quando começou a ser divulgado no Brasil nos anos 80. Seus principios são semelhantes aos prinicipios de vida.

  • OBJETIVO:
Queremos tornar prática a filosofia dos 5s para que ela se torne compreensível a todos, de modo que possamos aplicá-la e utilizá-la no nosso cotidiano.

  • INSTRUTOR:
Roberto Gonzaga (ex aluno do ARC)
  • BIBLIOGRAFIA:
Páginas eletrônicas:
http://www.assessoriacomercial.vilabol.uol.com.br/
Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação:
http://www.medianeira.com.br/
http://www.indg.com.br/
http://www.polivet-itapetininga.vet.br/
  • INTEGRANTES DO GRUPO (3ºA) :


Milena Pavesi, Estela Batista, Nathalia Candido, Caio Nascimento, Thayronne Chaves, Amanda Oliveira, Paula Endo, Thais Jeniffer.


_____________________________________________________________________
* Para mais informações acessem nosso blog (http://www.5sprojeto.blogspot.com/)
ou add no orkut (qualidade5s@hotmail.com).

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

3º F


A HISTÓRIA DA DISNEY E SUA MAGIA





Tema:
História da Disney, como tudo começou.


Tese :
A Disney e sua magia. 

Objetivo:Contar a história do Walt Disney, o nascimento e desenvolvimento dos parques e da magia Disney.

Metodologia:
Será feito pesquisas com relação aos criadores da Disney, aos parques de diversões e aos filmes clássicos e suas trilhas sonoras que tanto nos encantam.

Resultados:
Apresentar ao público de um modo geral como tudo começou desde seus criadores até seus grandes filmes com suas histórias que mesmo depois de tantos anos, nunca perderam sua essência e sua magia.

Conclusão:
A Walt Disney vem encantando, há anos, pessoas de todas as idades. O que ninguém consegue descobrir é de onde vem todo esse encanto, essa magia que tanto nos fascina. Talvez seja da pureza das histórias, que encanta gerações á geração, ou talvez seja a sensação de “tudo é possível” que o parque e os personagens transmitem.

Resumo:
Walter Elias Disney, criador da Walt Disney, nasceu em Chicago, no dia 05 de dezembro de 1901.
Induvidosamente a maior criação de Walt Disney foi Mickey Mouse, personagem inventado por ele durante uma viagem de trem de Nova Iorque à Califórnia.
Walt planejava criar um parque que trouxesse sempre novas atrações para os seus visitantes. Com fulcro nessa idéia, Disney resolveu desenvolver a Disneyland e para tanto criou em 1952 uma organização denominada WED.
Em 17 de julho de 1955, a Disneyland abriu as suas portas para o público, parque contou com mais de 30.000 (trezentos mil) convidados na data da sua inauguração.
O parque Disney na cidade de Orlando, na Flórida, é o maior parque temático de todo o mundo.
Infelizmente, terminando a produção do filme “Mogli, o Menino Lobo” em meados de 1966, Walt descobriu que estava sofrendo de câncer nos pulmões, sendo que na data de 15 de dezembro de 1966, morreu em seu quarto no hospital.
Walter Elias Disney é uma lenda, um herói do século XX, sendo que sua fama se deve a idéias que propagou em vida: a sua imaginação, o seu otimismo e o sucesso alcançado pelos próprios méritos.
Infelizmente Walt não conseguiu ver Disneyworld completada. 

Seu irmão Roy Disney continuou com as antigas idéias de Walt e inaugurou Parques, e filmes
.

Componentes do grupo:
 Aline, Camila M., Kauã, Marcelo, Jacir.
3°F / Noturno

Professor orientador: Maria Tereza Pregeli

Segregação Racial - O Apartheid





Introdução:
 Tema: Segregação Racial 
 Tese: Apartheid
  • Regime de  segregação racial na África do Sul teve início ainda no período colonial, mas o apartheid foi introduzido como política oficial após as eleições gerais de 1948.
  •  A nova legislação dividia os habitantes em grupos raciais ("negros", "brancos", "de cor", e "indianos"), segregando as áreas residenciais, muitas vezes através de remoções forçadas. 
  • A partir de 1958, os negros foram privados de sua cidadania, tornando-se legalmente cidadãos de uma das dez pátrias tribais autônomas chamadas de bantusões, quatro das quais se tornariam estados independentes de fato. 
  • À essa altura, o governo já havia segregado a saúde, a educação e outros serviços públicos, fornecendo aos negros serviços inferiores aos dos brancos.
Objetivo:
  • Apresentar como foi o Apartheid, e o regime de segregação racial, que norteou a África do Sul,para que as pessoas possam valorizar a democracia em que vivemos.
Metodologia:
  • Pesquisas bibliográficas :arquivos jornalísticos,livros históricos,internet.
Resultados:
  • Espera-se mostrar e elucidar,  como foi o regime, quem foram seus maiores heróis e vilões, e como terminou este meio de dominação sobre alegação, de que traria a civilização à África do Sul.
Conclusão:
  • Mostrarmos para as pessoas o que foi o Apartheid, para que vejam que a África do Sul  não é somente um país pobre e de negros, mas sim um país com histórias de sofrimento e de muita luta por seus ideais e direitos.
Resumo:
  • Apartheid (significa "vidas separadas" em africano) era um regime segregacionista que negava aos negros da África do sul os direitos sociais, econômicos e políticos. No regime do apartheid o governo era controlado por brancos de origem europeia (holandeses e ingleses), que criavam leis e governavam apenas para os interesses dos brancos. 
  • Aos negros era impostas várias leis, regras e sistemas de controles sociais.
  • Listaremos as principais leis do Apartheid :
  1. Proibição de casamento entre brancos e negros - 1949
  2. Obrigação de declaração de registro de cor para todos sul-africanos (brancos, negros e mestiços) - 1950
  3. Proibição de circulação de negros em determinadas áreas das cidades - 1950
  • Estas e muitas outras leis foram usadas para oprimir os negros em seu próprio país.
  •  Este sistema vigorou até o ano de 1990, quando o presidente sul africano tomou várias medidas e colocou fim ao regime de segregação racial.
  • Entre elas estava a libertação de Nelson Mandela, preso desde 1964 por lutar com o regime de segregação. 
  • Em 1994, Mandela assumiu a presidência da África do sul, tornando-se o primeiro presidente negro do país.
Integrantes do Grupo:
3º F noturno
  • Lucas Lira, Juliana Velano, Guilherme Bellini, Bruno Vezzi, Arthur Rodrigues, Juliana Costa e Danilo Ferreira .
Professor Orientador:
  • Roberto Moraes Rosas.


terça-feira, 21 de setembro de 2010

Tema: Jogos 3ºF


Tese: Role Playing Game - RPG








Introdução:

  • Role Playing Game - Jogo de interpretação de Papéis - mais conhecido pela sigla RPG, consiste na união do conceito de teatro com as regras de um jogo, onde teos a interpretação de personagens ficcionais controlados pelo seu respectivo jogador.

  • As opiniões controversas é que a maioria das pessoas pensam que são jogos violentos e que podem fazer mal a quem está jogando pelo fato de interpretarem personagens que podem não ser tão bons.

Justificativa:

  • Cada sessão de RPG é uma experiência única. É impossível o narrador ter controle total da história, pois nunca se sabe o que os jogadores irão decidir diante das adversidades criadas no decorrer do caminho. Após certos eventos, o narrador irá distribuir pontos de experiência para os personagens - baseado nas regras do sistema - permitindo que eles evoluam seus atributos, tomando a partirda ainda mais interessante.

Método de pesquisa livros:

  • Uma partida de RPG consiste, basicamente, em um grupo de pessoas, onde uma delas assumirá o papel de "narrador" - algumas pessoas ainda usam o termo "mestre" - e os demias serão os jogadores. Para enriquecer a partida, adicione livros de algum sistema de sua preferência, pois sem regras o narrador não irá convencer os jogadores dos rumos tomados pela história.

Nome dos Livros:

  • Dungeons & Dragons: Livro do Jogador

  • Dungeons & Dragons: Livro do Mestre

  • Dungeons & Dragons: Livro dos Monstros

Funcionamento:

  • Antes da partida, o narrador deverá orientar os jogadores - sempre seguindo as regras do sistema escolhido - para preencher a ficha do personagem. Nela encontramos informações essenciais como por exemplo, força, destreza, inteligência, detalhes sobre personalidade, perícias, entre outros. Todos os jogadores já possuem seus personagens...? Então é hora do narrador contar uma introdução sobre a aventura, para conscientizar os jogadores sobre o que aconteceu até alí, e finalmente dar à eles, um objetivo básico que irá desencadear o início da aventura.

  • Os acontecimentos vão sendo narrados, os jogadores seguem imaginando tudo o que acontece. E quando um personagem precisa tomar uma atitude...? O jogador em questão diz ao narrador o que pretende fazer, é analisando se esta atitude é viável - baseado na ficha do personagem - e em seguida, são jogados dados. Dependendo do valor obtido, o ato é realizado com sucesso ou não.

  • Os dados são peças fundamentais em um RPG, e eles não se limitam nos dados de 6 lados tradicionais. Existe uma variedade, alguns mais raros e usados apenas por determinados sistemas, e podem ser chamandos pela letra "D" seguida pela quantidade de lados. Assim, teremos para o dado de 8 lados, o nome D8 assim como para o dado de 12 lados, o nome D12.

  • Para não limitar a quantidade de personagens ao número de jogadores, é comum haver muitos personagens controlados pelo narrador. São conhecidos como NPC - sigla de Non-Player-Character. Eles servem para enriquecer a história, dando informações úteis aos personagens ou para atrapalhar a vida deles, servindo de adversários.

Maitê, Marcos, Pedro, Lucas, Renan, Sergio, Daniela

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Pré-sal 3ºC

Componentes do grupo: Bianca Debiagi, João Paulo, Pamela Renata, Pamela Canzano, Rafael Marcon e Vanessa Ferreira




Pré-sal



A camada pré-sal é um gigantesco reservatório de petróleo e gás natural, localizado nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo. Estas reservas estão localizadas abaixo da camada de sal de 5 a 7 mil metros abaixo do nível do mar.

Estas reservas se formaram há aproximadamente 100 milhões de anos. Os técnicos da Petrobrás ainda não conseguiram estimar a quantidade total de petróleo e gás natural contidos na camada pré-sal. No campo de Tupi a estimativa é de que as reservas são de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo.

Se forem confirmadas as estimativas da quantidade de petróleo da camada pré-sal brasileira, o Brasil poderá ser, futuramente, um dos maiores produtores e exportadores de petróleo derivados do mundo.



Tema: Pré-sal.

Tese: O impacto do Pré-sal no Brasil.

Objetivo: É de extrema importância que a sociedade tenha conhecimento da maior fonte de renda que o Brasil tem hoje em dia.

Opiniões controversas: Apesar de ter seus benefícios sócio econômicos, o Pré-sal tem uma grande colaboração no impacto ambiental.

Metodologia: Pesquisa bibliográfica e de campo.

Professor orientador: Professor Antonio Branco

Bibliografia: Livros: "Petróleo no Brasil: Três ensaios sobre a Petrobrás", "Petróleo e região no Brasil: a situação, o modelo e a política atual" e "Petróleo e região no Brasil: o desafio da abundância".

sites como o da Petrobrás e http://www.presal.org.br/







Movimentos Sócio-culturais


Anos 60 , época onde tudo começa a se transformar, não só no Brasil, como também no mundo todo. Período que foi marcado pelos movimentos contra-culturais, resistências e mudanças radicais na política. É nesse contexto formado por revoluções culturais e sociais, que iremos mostrar como isso transpareceu nas décadas de 60, 70 e 80 e como continua até os dias de hoje.

Tema: Movimentos Sócio-culturais
Tese: Censura X Liberdade de expressão
Objetivo: Demonstrar como a ditadura militar foi aplicada sobre determinados meios de expressão
Opiniões controversas: Repressão e Liberdade
Professor: Marcos Gonçalves
Bibliografia: ...

domingo, 19 de setembro de 2010

Manuel Antônio Álvarez de Azevedo







Álvarez de Azevedo escritor do ultra-romantismo, levava uma vida boêmia. Em suas obras sempre retratava o poeta de uma forma mais boêmia, até mesmo, vagabundo. Característica que o define como um autor do ultra-romantismo, suas obras sempre com sarcasmos, polêmicas envolvendo satanismo e "byronismo".
Ao pesquisar a biografia conturbada do autor, procuramos fazer um trabalho colocando ênfase em sua vida boêmia, um perfil que muitos brasileiros desconhecem. Não podemos deixar que um dos autores mais importantes da literatura brasileira e internacional, fique no esquecimento.
Mesmo atualmente alguns "tabus" sobre Álvarez ainda não foram quebrados devido ao conteúdo de algumas de suas obras principalmente obras que contenham mensagens satanista. Muitas outras polêmicas circundam a sua vida, e nós esperamos que nenhum detalhe nos escape despercebido.
Nossa pesquisa será embasada em recursos da Internet e Livros de sua autoria, como: Lira dos Vinte anos; Macário; Noite na Taverna.
Para exemplificar a linha à ser seguida pelo trabalho aí vai uma sinópse do mesmo:
Manuel Antônio Álvarez de Azevedo (1831-1852) foi um ultra-romântico que transpirava o byronismo, satanismo, paixões sem limites, saudades etc. Foi um dos primeiros a utilizar a ironia como técnica poética e a incorporar a descrição de objetos do cotidiano. Seu grande mérito foi ter rompido um pouco com o esteriótipo ultra-romântico, desenvolvendo uma gostosa veia irônica e sarcpastica, anunciando o que viria a ser uma constante no Modernismo.





A PRESENÇA DO BYRONISMO NA PRODUÇÃO LITERÁRIA
DE ÁLVAREZ DE AZEVEDO





Byronismo: atitude amplamente cultivada na segunda fase do romantismo, seu precursor mais famoso foi Lord Byron, escritor inglês. Caracteriza-se por mostrar um estilo de vida e uma forma particular de ver o mundo. Um estilo de vida boêmia, noturna voltada aos vícios da bebida, do fumo e do sexo. Tem uma forma de ver o mundo pessimista, egocêntrica, narcisista, angustiada e em alguns momentos satânica. Quando cita Deus ou a religião é sempre como váuvulas de escape para as frustrações do mundo real.

Ávares de Azevedo foi um dos maiores representantes do Byronismo no Brasil, em suas obras podemos perceber uma temática transgressora, irreverente, irônica e satânica, fato que lhe rendeu a conotação de revolicionário. Nas obras Macário, Noite na Taverna, O Poema do Frade e O Cond Lopo, é que notamos mais evudentemente a influência de Lord Byron. As personagens de Macário e Noite na Taverna apresentam um pessimismo extremo, mostram-se desencantadas, levando uma vida desregrada, para compensar suas desgraças .Porém, nem tudo em Álvares é bayronismo, mesmo assim podemos afirmar que Álvares era fascinado pelo estilo de Byron.


Revista Virtual de Letras






Integrantes: Angélica Lacerda; Gabriel Felipe; Kariny Akemi; Luis Fernando; Vitor


sábado, 18 de setembro de 2010

Ditadura Militar 3ºC



Componentes do grupo (da esq. para dir.): Gabriel Lopes, Bianca Marques, Thaianny de Queiroz e Melissa Rodrigues.

Ditadura Militar
Em 31 de março de 1964, os militares depuseramo presidente João Goulart e assumiram o poder. Em 13 de dezembro de 1968, teve inicio a fase mais dura da ditadura, com o decreto do Ato Institucional nº5. o AI-5 institucionalizou o arbitrio nas mãos dos militares, pois suspendeu todos os direitos politicos civis. No período, houve também censura prévia nos jornais e na área cultural (música, teatro). Com a forte repressão policial, parte da esquerda migrou para a luta armada.
Tema: Ditadura Militar.
Tese: Ditadura Militar no contexto político e social.
Objetivo: É um assunto que principalmente os jovens desconhecem e ao abordarmos este tema podemos aprimorar nossos conhecimentos e mostrar um pouco mais sobre um assunto que influencio nossa sociedade.
Opiniões controversas ou polêmicas que serão discutidas: É um grande marco da época as lutas dos militares contra a sociedade.
Método de pesquisa: Pesquisa bibliográfica.
Professor orientador: Antonio Branco.
Bibliografia: Caminhando contra o vento - Cristina Costa; Poesia marginal dos anos 70 - Samira Youssef Campedeli; 1968 do sonho ao pesadelo - Grupo o estado de S. Paulo.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Diversidades De Estilos Do Rock - 3ºC



Introdução
Na década de 50, quando o ele foi inventado por Chuck Berry e Elvis Presley, significava uma fusão de country music e do rhythm'n'blues, hoje essa definição é muito mais ampla.
Hoje o rock deita e rola na era digital, usando famosos samplers, instrumentação eletrônica e muitos computadores.
As diversidades foram surgindo e junto com elas o Rock acompanhou os problemas sociais ao decorrer das décadas, o rock tanto se repartiu abordando ideas quanto se tranformou em diversos estilos de vida.

Estilos de Rock
Nos diversos temas citados a cima, apresentaremos aqui os principais estilos;
Rockabilly:Rockabilly é um dos primeiros sub-gêneros do rock and roll,
tendo surgido no começo da década de 1950.Com sua referência à música country.

Heavy Metal:O heavy metal (muitas vezes referido apenas como metal) é um gênero do rock que se desenvolveu no final da década de 1960 e no início da década de 1970, em grande parte, no Reino Unido e nos Estados Unidos.Tendo como raízes o blues-rock e o rock psicodélico.

Rock Britânico:A Invasão Britânica clássica ocorreu entre 1964 e 1966, com som simples, para exemplificar temos o The Beatles cuja banda que foi o marco desse gênero.

Punk Rock: É o movimento qual que surgiu em meados da década de 1970, que tem como principais características músicas simples rápidas e agressivas, abordando idéias anarquistas, niilistas e revolucionárias.

Visual kei: É um movimento musical que surgiu no Japão na década de 1980, destacando o visual sobre o musical, expressando seu sentimento em sua imagem.

Grunge: Na década de 1990 nasce o estilo mais desleixado da história do rock, onde a ideia é que simplesmente não importa a ideia de ninguém. Com o som básico e sujo, e letras sem sentido o grunge é o estilo de rock and roll que representa o desleixo dos adolescentes.

Hard Rock: No meio da década de 1960 nasce o Hard Rock, se caracterizando por ser consideravelmente mais pesado do que a música rock convencional, marcado solos complexos e letras direcionadas a relacionamentos.



Objetivo
A proposta do grupo é mostrar que o Rock não é apenas um estilo musical comum, além disso ele é um meio de expressão.


Metodologia
Abordaremos o conhecimento sobre os estilos existentes, e efetuaremos entrevistas com adolescentes de diversas idades, demonstrando que a diversidade do rock, causa diversas formas de liberdade de expressão.

Conclusão
Após devidas pesquisas informaremos a pessoas com inúmeros estilos diferentes, que o Rock n Roll é muito mais daquilo que conhecem.
Provando que o famoso derivado do Blues, é o sentimento de poder expressar a vida.

Professor Orientador: Professor De Geografia Paulo

TRABALHO TCC - 3°E - CHOCOLATE


Carla Oliveira
Lucas
Amanda n.
Thiago
Jeferson
Luciana
Laila
Lucas








Aqui estão os temas que serão mais abordados no nosso trabalho :


Altamente calórico, o chocolate é o vilão das dietas, mas pode ser consumido com moderação por pessoas saudáveis. Nutritivo, contém vitaminas e sais minerais, além de alto teor de flavonóides --antioxidantes que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares-- e de substâncias precursoras da serotonina --responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Chocolate faz bem para a saúde?
Alguns estudos, não conclusivos, dizem que os antioxidantes presentes no chocolate amargo combatem os radicais livres, retardando, assim, o envelhecimento, e ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue. Ele contém vitaminas --A, B, C, D e E-- e sais minerais, como o ferro e o fósforo. De qualquer modo, por ser altamente calórico, deve ser consumido com moderação inclusive por pessoas saudáveis. O chocolate ao leite e o branco são os menos recomendados, devido às gorduras saturadas presentes no leite.

Qual é o mais e o menos calórico?
O chocolate amargo e o ao leite têm praticamente as mesmas calor

O "diet" engorda? E o "light"?
Como não tem açúcar na composição, o teor de gordura do "diet" precisa ser maior, para garantir a mesma consistência. Em alguns casos, ele chega a ser mais calórico que o chocolate comum, por isso é indicado apenas para diabéticos, não para pessoas com restrição calórica. Já os "light" têm menos gordura e, por isso, menos calorias.

Chocolate pode causar dependência?
Sim. Ele contém três substâncias que podem provocá-la: a teobromina, a cafeína e a feniletiamina. Para ser caracterizada como dependente, a pessoa precisa consumir chocolate para se sentir bem ou ter sintomas depressivos quando fica muito tempo sem comê-lo. Geralmente, o problema afeta os indivíduos angustiados e os ansiosos.

Por que, ao comê-lo, sentimos melhora de humor e alívio no estresse?
Porque ele contém substâncias que estimulam a produção de serotonina, um neurotransmissor que ajuda a combater a depressão e a ansiedade, além de estimular os centros de prazer e de bem-estar.

Chocolate é afrodisíaco?
Dessa crença popular, difundida há séculos, o que se sabe é que ele estabiliza neurotransmissores relacionados a sensações prazerosas, como a dopamina e a serotonina, e favorece a liberação de endorfinas e encefalinas que produzem o prazer.

DE QUE É FEITO O CHOCOLATE
Amargo: massa de cacau (resultado da trituração das favas), manteiga de cacau, açúcar e lecitina de soja (estabilizante usado para tornar a mistura homogênea)
Ao leite: adiciona-se leite em pó à massa de cacau, à manteiga de cacau, ao açúcar e à lecitina de soja
Branco: manteiga de cacau, açúcar, lecitina de soja e leite em pó

QUEIME AS CALORIAS
(na esteira ou na piscina, 100 gramas de chocolate ao leite
Andando
89 minutos a 5 km/h
Correndo
57 minutos a 5 km/h
Nadando
60 minutos de "crawl" em velocidade média
Hidroginástica
48 minutos em intensidade média
* valores calculados para uma pessoa de 70 kg
Fonte: RGNutri (consultoria nutricional)

OS MAIS CALÓRICOS
(calorias/100 gramas)
Chocolate crocante 553
Chocolate branco 550
Chocolate ao leite 540
Chocolate amargo 537
Fonte: RGNutri (consultoria nutricional)

OS 5 MAIORES CONSUMIDORES MUNDIAIS
(em toneladas/ano)
Estados Unidos - 1,696 milhão
Alemanha - 695 mil
Inglaterra - 641 mil
Rússia - 537 mil
França - 248 mil
O Brasil encontra-se na sétima posição, com 137 mil toneladas
Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados

segunda-feira, 6 de setembro de 2010


Grupo de Trabalho - Opus Dei
TCC/3ºAno Ensino Médio - Turma D


Jean Marcos


Amanda Ligero


Thiago Cavalcanti


Evandro

Opus Dei



O Opus Dei é uma instituição da Igreja Católica, fundada por São Josemaria Escrivá.Sua missão consiste em difundir a mensagem de que o trabalho e as circunstâncias do dia-a-dia são ocasião de encontro com Deus, de serviço aos outros e de melhora da sociedade. O Opus Dei colabora com as igrejas locais, oferecendo meios de formação cristã (palestras, retiros, atenção sacerdotal), dirigidos a pessoas que desejam renovar sua vida espiritual e seu apostolado.


Lugar na Igreja Católica

A formação espiritual que o Opus Dei oferece complementa o trabalho que realizam as igrejas locais. As pessoas que se incorporam ao Opus Dei continuam sendo fiéis da diocese a que pertencem.

O Opus Dei foi fundado em 1928. Em 1941, recebeu a aprovação do Bispo de Madri e em 1947, da Santa Sé. Desde 1982, é uma Prelazia pessoal da igreja Católica.O Concílio Vaticano II criou a figura jurídica das prelazias pessoais para permitir a realização de missões pastorais específicas. As prelazias pessoais fazem parte da estrutura hierárquica da Igreja. São compostas por leigos e sacerdotes que, sob a autoridade de um prelado, cooperam organicamente para levar a cabo a missão própria da prelazia.A atividade do Opus Dei resume-se à formação dos fiéis da prelazia para que realizem - cada um no seu próprio lugar na Igreja e no mundo - uma atividade apostólica multiforme, promovendo ao seu redor o ideal da chamada universal à santidade.Em todo o mundo, a tarefa apostólica dos membros da prelazia – como a de muitos outros fiéis católicos – pretende uma vivificação cristã que, com a graça de Deus, se faz notar nas paróquias e nas igrejas locais: conversões, uma maior participação na Eucaristia, uma prática mais assídua dos demais Sacramentos, a difusão do Evangelho em ambientes às vezes afastados da fé, iniciativas de solidariedade para com os mais necessitados, colaboração em catequeses e em outras atividades paroquiais, cooperação com organismos diocesanos, etc.Este apostolado das pessoas do Opus Dei desenvolve-se no marco do carisma específico da prelazia: a santificação no trabalho e nas realidades da vida corrente.As autoridades do Opus Dei cuidam de promover a união de todos os fiéis da prelazia com os pastores das dioceses, procurando especialmente que aprofundem no conhecimento das disposições e orientações dos bispos diocesanos e da Conferência Episcopal, de modo que cada um deles as leve à prática, de acordo com as suas circunstâncias pessoais, familiares e profissionais.Em virtude do caráter exclusivamente espiritual da sua missão, a prelazia não intervém nas questões temporais que dizem respeito aos seus fiéis. Cada um deles atua com completa liberdade e responsabilidade pessoais.Os Estatutos estabelecem que, quanto à atuação profissional e às doutrinais sociais, políticas etc., cada um dos fiéis da prelazia, dentro dos limites da doutrina católica sobre a fé e os costumes, tem a mesma plena liberdade que os outros cidadãos católicos. As autoridades da prelazia devem abster-se totalmente até mesmo de dar conselhos nessas matérias.


Atividades

Direção espiritual, retiros, palestras doutrinais e aulas de catecismo são algumas das atividades que o Opus Dei organiza para ajudar a quem deseja melhorar sua vida espiritual e seu afã evangelizador. São realizadas nos centros do Opus Dei, nas igrejas ou paróquias ou no domicílio de algum participante, e estão abertas a qualquer pessoa.«A principal atividade do Opus Dei consiste em dar aos seus membros, e às pessoas que o desejem, os meios espirituais necessários para viverem como bons cristãos no meio do mundo», explicava o fundador.


Pessoas do Opus Dei

Dos 85.000 membros, 98% são leigos, homens e mulheres, e a maioria, casados. Os 2% restantes são sacerdotes.


LEIGOS E SACERDOTES


O Opus Dei é constituído por um prelado, um presbitério ou clero próprio e leigos, mulheres e homens. No Opus Dei não existem diferentes categorias de membros. Existem, simplesmente, modos diversos de viver uma mesma vocação cristã de acordo com as circunstâncias pessoais de cada um: solteiros ou casados, sãos ou doentes, etc.A maioria dos fiéis do Opus Dei (atualmente, por volta de 70%) são membros supernumerários: trata-se geralmente de homens e mulheres casados, para quem a santificação dos deveres familiares são parte primordial da sua vida cristã.Os demais fiéis da prelazia são homens ou mulheres que se comprometem a viver o celibato, por motivos apostólicos. Os adscritos vivem com suas famílias ou onde lhes for mais conveniente por razões profissionais.Os numerários vivem normalmente nos centros do Opus Dei, porque as circunstâncias lhes permitem permanecer plenamente disponíveis para cuidar dos labores apostólicos e da formação dos demais fiéis da prelazia. As numerárias auxiliares dedicam-se principalmente à atenção dos trabalhos domésticos das sedes dos centros da prelazia, que é a sua atividade profissional normal.O clero da prelazia procede dos fiéis leigos numerários e adscritos do Opus Dei que, livremente dispostos a ser sacerdotes e depois de vários anos de pertencerem à prelazia e de realizarem os estudos prévios ao sacerdócio, são convidados pelo prelado a receber as sagradas ordens. O seu ministério pastoral desenvolve-se principalmente ao serviço dos fiéis da prelazia e das atividades apostólicas promovidas por eles.

ALGUNS DADOS


Pertencem à prelazia cerca de 85.000 pessoas, das quais cerca de 1.900 são sacerdotes. Do total de fiéis, aproximadamente metade é de mulheres e metade de homens. A distribuição por continentes é aproximadamente a seguinte:


África: 1.600

Ásia e Oceania: 4.700

América: 29.500

Europa: 49.200

AS PRELAZIAS PESSOAIS


O Concílio procurava traçar o perfil de uma nova figura jurídica que, caracterizada pela sua flexibilidade, pudesse contribuir para a efetiva difusão da mensagem e da vida cristã: a organização da Igreja ia assim ao encontro das exigências da sua missão, que se insere na história dos homens.A maioria das circunscrições eclesiásticas existentes são territoriais porque se organizam com base na vinculação dos fiéis a um determinado território mediante o domicílio. É o caso típico das dioceses.Outras vezes, a determinação dos fiéis de uma circunscrição eclesiástica não se estabelece com base no domicílio, mas em virtude de outros critérios, como podem ser a profissão, o rito, a condição de emigrante, uma convenção estabelecida com a entidade jurisdicional, etc. É o caso, por exemplo, dos ordinariatos militares e das prelazias pessoais.As prelazias pessoais – previstas pelo Concílio Vaticano II, como já vimos – são entidades à frente das quais há um Pastor (um prelado, que pode ser bispo, que é nomeado pelo Papa e que governa a prelazia com potestade de regime ou jurisdição); junto ao prelado há um presbitério composto por sacerdotes seculares; e os fiéis leigos, homens e mulheres.As prelazias pessoais são, portanto, instituições pertencentes à estrutura hierárquica da Igreja, isto é, são um dos modos de auto-organização que a Igreja adota tendo em vista a consecução dos fins que Cristo lhe fixou, com a característica de que os seus fiéis continuam a pertencer também às igrejas locais ou dioceses onde têm o seu domicílio.
O Opus Dei foi erigido por João Paulo II como prelazia pessoal de âmbito internacional, mediante a Constituição Apostólica Ut sit de 28 de novembro de 1982.

domingo, 5 de setembro de 2010

Tabagismo (3°D)


O que é o Tabaco?

O Tabaco é uma planta cujo nome cientifíco é Nicotiana tabacum, da qual é extraída uma substância chamada nicotina, seu princípio ativo. Mas no tabaco encontramos ainda um número muito grande de outras substâncias algumas muito tóxicas, como por exemplo, terebintina, formol, amônia, Naftalina, entre outras. As modalidades mais comuns de uso do tabaco são fumar ou inalar através de Cigarro, Charuto, Cachimbo, Rapé e mascar o assim chamado tabaco de Mascar.

Até hoje não há certeza do porque o tabaco, aliás, como qualquer outra droga, é utilizadas pelas pessoas. Certamente e propaganda na mídia, apontando que fumar está intimamente ligado ao sucesso e às pessoas bonitas deve influenciar muitos, principalmente jovens. Outras alegam que o tabaco tem o poder de tranquilizar-las e acalmá-las. Há ainda aquelas que dizem que dizem gostar ou ter prazer de fumar. Mas a maior parte dos fumantes dizem que fumam porque não conseguem mais parar.

O hábito de fumar o tabaco como mera demonstração de ostentação se originou na Espanha com a criação daquilo que seria o primeiro Charuto. Tal prática foi levada a diversos continentes e, somente por volta de 1840, começaram os relatos do uso de cigarro. Neste ponto, a finalidade terapêutica original do tabaco já havia perdido seu lugar nas sociedades civilizadas para o hábito de fumar por prazer. Embora o uso do cigarro tenha tomado enormes proporções a partir da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), foi apenas em 1960 que foram publicados os primeiros relatos científicos que relacionavam o cigarro ao adoecimento do fumante. Pesquisas em âmbio mundial a respeito dos perigos do tabagismo são amplamente divulgadas, não cedendo espaço para dúvidas ou más interpretações. Tais pesquisas vêm demonstrar que o significado médico-terapêutico do tabaco caiu por terra há decadas, cedendo lugar ao combate à Plantação de tabaco.

Objetivo

É alerta os malefícios do uso do tabaco e suas consequências a saúde e a sociedade. Com isso podemos falar mas abertamente e expormos nosso lado, com recentes dados de pesquisa. O tabaco é um assunto que junto com ele vem muita polêmica muitas pessoas sabem que ele faz mal mas mesmo assim muitos não perdem o hábito de usar.

Metodologia

A pesquisa de campo será feita em duas entrevistas uma com um Ex-fumante e uma com um fumante habitual.

Resultados e Conclusão

Após a pesquisa esperamos que todos se conscientizem sobre o tabagismo, porque iremos mostarar um pouco da história, doenças, métodos para que as pessoas parem de fumar, tipos de tratamentos para sair do vicio relacionando tudo tabagismo, maconha, cigarro, cachimbo, charuto de palha, entre outras. Além de ser prejudicial a saúde também existem influencias a favor, e afeta a sociedade, a conclusão servira ao bem da sociedade e ao bem de todos.

Professor Orientador: Professor de Biologia Marcos Gonçalves

Componentes do Grupo

  • Adriano Silva
  • Álvaro A. de Matos
  • Guilherme Moura
  • Lucas Martins de Oliveira
  • Luciano Barbosa da Silva
  • Luiz Gustavo Moniz

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

TCC 3ºC 2010 -- Mitologia Grega

3ºC

Mitologia Grega

Tema

Deuses Olímpicos

Tese

O objetivo principal deste TCC é fazer o levantamento histórico sobre os principais deuses olímpicos, pois acreditamos que a cultura grega, e sobretudo a mitologia, fazem parte donosso cotidiano, nos influenciando de maneira direta.

Objetivo

Este assunto merece ser discutido, pois abrange a cultura que nos serve de herança e as influências em diversos campos dos quais estudamos até hoje, portanto temos o objetivo de aprofundar o estudo neste tema e esclarecer possíveis curiosidades.

Opiniões controversas, polêmicas que serão discutidas com relação ao tema e a tese: Poderá causar opiniões controversas quanto à crença ou não nos deuses gregos, podendo assim gerar discussões.

Método de pesquisa, metodologia, pesquisa bibliográfica ou pesquisa de campo: Pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo.

Profº orientador: Profª Yoná Santos (Filosofia)

Bibliografia:

“Contos e lendas da mitologia”

“www.educacao.uol.com.br/historia”

www.mundodosfilosofos.com.br/deuses

Resumo:

Mitologia Grega

Na Grécia Antiga, as pessoas seguiam uma religião politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses. Estes apesar de serem imortais, possuíam características de comportamento e atitudes semelhantes aos seres humanos. Maldade, bondade, egoísmo, fraqueza, força, vingança e outras características que estavam presentes nos deuses, segundo o povo grego. As divindades habitavam o topo do Monte Olimpo, de onde decidiam a vida dos imortais. Zeus era o de maior importância, considerado a divindade suprema do pateão grego. Acreditava-se, muitas vezes, que os deuses desciam do monte sagrado para relacionar-se com as pessoas. Neste sentido, os heróis eram os filhos das divindades com os seres humanos comuns. Cada cidade da Grécia Antiga possuía um deus protetor.

Cada entidade divina representava forças da natureza ou sentimentos humanos.

Os deuses são: Zeus, Hera, Poseidon, Deméter, Hades, Héstia, Afrodite, Apolo, Ares, Ártemis, Atena, Dionisio, Hefesto e Hermes.

Componentes do Grupo

Bruna Santos

Heitor Verni Ramos

Nayara Rúbia

Tainã Feitosa

Thaís Henriqueta

Vanessa Torres