Introdução:
Tese: Apartheid
- Regime de segregação racial na África do Sul teve início ainda no período colonial, mas o apartheid foi introduzido como política oficial após as eleições gerais de 1948.
- A nova legislação dividia os habitantes em grupos raciais ("negros", "brancos", "de cor", e "indianos"), segregando as áreas residenciais, muitas vezes através de remoções forçadas.
- A partir de 1958, os negros foram privados de sua cidadania, tornando-se legalmente cidadãos de uma das dez pátrias tribais autônomas chamadas de bantusões, quatro das quais se tornariam estados independentes de fato.
- À essa altura, o governo já havia segregado a saúde, a educação e outros serviços públicos, fornecendo aos negros serviços inferiores aos dos brancos.
- Apresentar como foi o Apartheid, e o regime de segregação racial, que norteou a África do Sul,para que as pessoas possam valorizar a democracia em que vivemos.
- Pesquisas bibliográficas :arquivos jornalísticos,livros históricos,internet.
- Espera-se mostrar e elucidar, como foi o regime, quem foram seus maiores heróis e vilões, e como terminou este meio de dominação sobre alegação, de que traria a civilização à África do Sul.
- Mostrarmos para as pessoas o que foi o Apartheid, para que vejam que a África do Sul não é somente um país pobre e de negros, mas sim um país com histórias de sofrimento e de muita luta por seus ideais e direitos.
- Apartheid (significa "vidas separadas" em africano) era um regime segregacionista que negava aos negros da África do sul os direitos sociais, econômicos e políticos. No regime do apartheid o governo era controlado por brancos de origem europeia (holandeses e ingleses), que criavam leis e governavam apenas para os interesses dos brancos.
- Aos negros era impostas várias leis, regras e sistemas de controles sociais.
- Listaremos as principais leis do Apartheid :
- Proibição de casamento entre brancos e negros - 1949
- Obrigação de declaração de registro de cor para todos sul-africanos (brancos, negros e mestiços) - 1950
- Proibição de circulação de negros em determinadas áreas das cidades - 1950
- Estas e muitas outras leis foram usadas para oprimir os negros em seu próprio país.
- Este sistema vigorou até o ano de 1990, quando o presidente sul africano tomou várias medidas e colocou fim ao regime de segregação racial.
- Entre elas estava a libertação de Nelson Mandela, preso desde 1964 por lutar com o regime de segregação.
- Em 1994, Mandela assumiu a presidência da África do sul, tornando-se o primeiro presidente negro do país.
3º F noturno
- Lucas Lira, Juliana Velano, Guilherme Bellini, Bruno Vezzi, Arthur Rodrigues, Juliana Costa e Danilo Ferreira .
- Roberto Moraes Rosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário